terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Neve, Bagdá e o Ano Bissexto

11/01/2008 - 18h04
Neve cai em Bagdá pela primeira vez em quase cem anos
da Efe, em Bagdá


Caiu neve hoje em Bagdá, em um estranho fenômeno que não se repetia havia quase um século. O fato deixou atônitos e surpresos os habitantes da cidade, que não quiseram perder esta grande oportunidade de ver gelo em ruas e calçadas. Folha

Pois é... eu tenho uma desconfiança forte nessa história de que o Ano Bissexto existe pra manter nosso calendário em ordem:

Por que um ano é bissexto?
A razão da existência do ano bissexto é para se corrigir a discrepância entre o ano-
calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol — o ano solar. A Terra demora aproximadamente 365,25 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares. Portanto, sobram aproximadamente seis horas (0,25 dia) a cada ano solar. As horas excedentes são somadas e, a cada quatro anos, adicionadas ao calendário na forma de um dia (4 x 6h = 1 dia). Este dia extra é incluído no mês de fevereiro, que terá então 29 dias. WIKIPEDIA

São esses aproximadamente que me preocupam. A cada ano nos distanciamos mais do considerado normal das estações. Digamos que esse aproximadamente seja uma diferença de 0,01 dia. Quer dizer q a cada 100 anos nos distaciamos 0,1, a cada 1.000 1 dia... agora multiple esse erro de cálculo por 2.000 anos ou talvez mais (a quanto tempo usamos este calendário?? ).
Aí começo a pensar... OK claro que o aquecimento global existe, mas será que não estamos simplismente vivendo um "clico de vida" de nosso planeta? Não estará este ciclo se fechando? Juntemos 1 dia acada 1.000 anos, com mais uma inclinação gradual e futura inversão dos polos magnéticos (acreditasse que a última ocorreu a 740.000 anos, e que elas ocorrem a cada 5.000 ou 50.000.000 de anos) não estaria aí uma explicação de por que estas inversões climáticas estão correndo?

Por que a Terra tem que obrigatoriamente cumprir um ciclo de vida e extinguir-se, não poderia apenas se reequilibrar e retornar a um estágio inicial?

Aiii... 2008 vem cheio de dúvidas...

Nenhum comentário: