terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fomos naturalmente selecionados para ser Gordos!


Há uns dias atrás tive uma discussão no almoço sobre a existência da fome psicológica. Creio que na discussão não consegui me explicar de forma clara, então lá vai:

Em 1999 cientistas japoneses descobriram o Hormônio Grelina. Ele funciona como estimulador do apetite, agindo no hipotálamo aproximadamente 2 horas antes do horário habitual de alimentação da pessoa. Este hormônio é responsável pela sensação de fome. Esta fome, a "fome psicológica" é a fome do dia a dia, a que faz nos alimentarmos de forma equivalente no mesmo horário (café da manhã, almoço, jantar) todos os dias, independentemente de termos níveis de consumo calóricos diferentes (se trabalhamos mais em um dia ou tiramos folga ou se a manhã foi muito fria ou quente, nossas taxas de consumo mudam, diminuindo ou aumentando a necessidade de ingestão de alimento).
Segundo artigo do Dráuzio Varela (sim... hehehe um médico da TV que escreveu.. .hehehehe) a presença deste hormônio faz parte de nossa árvore evolutiva. Os seres que tinham maior produção de Grelina em períodos remotos de nossa história se alimentavam mais. Desta forma, aguentavam períodos maiores de jejum (naquela época o Mc não ficava aberto de madrugada), e assim sobreviveram mais, e se reproduziram mais. Resultado? Nós nascemos. Assim, o hormônio que ontem representou a sobrevivência de nossos antepassados "esbeltos", é hoje responsável por sentirmos fome sem termos necessidade de acumular calorias. Desta forma ingerimos mais alimentos e em momentos anteriores ao necessário.
O hormônio responsável pela sensação de saciedade (o PYY), é liberado através do esvaziamento de nossos intestinos. O que ocorre? Nos alimentamos antes que isso aconteça. A comida leva cerca de 3 horas para passar pelo intestino delgado. No intestino grosso entre 18 horas e 2 dias. Assim nos alimentamos sempre, sem estar saciados, e depois reclamamos quando engordamos.
Isto não é exatamente um problema emocional ou psicológico, apenas está "escrito" em nosso DNA. Somos descendentes de seres que tinham um cérebro psicótico, que ao menor sinal de esvaziamento do estômago liberava estímulos para nova busca de alimentos. As caçadas a baleias pré-históricas levavam dias no mar, aguardando o animal se aproximar da costa, atacando, e depois aguardando que sangrasse até a morte e fosse arrastado até a costa. Era necessário permanecer com fome, para manter a "garra" da caçada.
É por isso que estamos ficando obesos... Teremos que passar por uma nova evolução, selecionaremos os mais atléticos, ou talvez os mais inteligentes. Aqueles que sobrevivam melhor a tufões, enchentes, e calorões. Ou simplesmente os que consigam se reproduzir mais.
[]´s

Nenhum comentário: